quarta-feira, julho 18, 2012

Aqui o Cabotino vai andando

Há quem tenha ataques de caspa, de pulgas ou piolhos, de borbulhas ou, pior, de cabotinismo, de narcisismo e cretinismo.
Eu insiro-me neste ultimo grupo, o que representa muita coisa para um homem só, mas, face à minha avantajada estatura, em termos específicos, até não estou muito mal.
Gostava muito de ter em casa um Caravaggio ou um Murillo, não pelo valor que essas telas possam ter, mas pelo cabotinismo de gostar de as admirar, que as conheço dos museus que fui visitando por essa Europa e não por as encontrar na wikipédia.

Lá estou eu a ter uma recaída de cabotinismo outra vez, tenho de ir ao médico.

Não tenho Caravaggios e Murillos mas, um grande pintor da nossa terra que faz o favor de ser meu Amigo, o Julio Pires, antes de se ausentar para terras de Vera Cruz, atravessou uma fase de exercicios sobre estes dois clássicos e tenho, graças ao meu trabalho, que os paguei,  duas obras dele, variações, ao estilo Julio Pires, sobre Murillo e Caravaggio.

Julio Pires sobre Murillo

Não sendo cópias, longe disso, são trabalhos magnificos, em que o Julio apanhou o essencial dos clássicos, a luz que emana das telas de Caravaggio e a expressão do Pescador de Camarões de Murillo.

Julio Pires sobre Caravaggio

Cabotinismo outra vez e, narcisismo.

Aliás o local onde escrevo estas linhas, também a seu tempo o Boavista Radio Control, tem instalados espelhos nas paredes e no tecto.

Não acreditam ????? Nem eu.

Pois é, reli o Mishima, autor que descobri tardiamente, mas que é uma delicia de se ler.

Qualquer cabotino que se preze lê Mishima. É o meu caso.

Reli, bem, reli só o Tumulto das Ondas. Os outros virão a seguir, se tiver vista para isso, que a idade vai pesando e a vista e o tempo faltando.

(ambas as obras podem ser vistas nas paredes do solar da Boavista e (parafraseando terceiros) ainda levam como brinde um Bushmills).

3 comentários:

Anónimo disse...

Oh veiguinha, anda a ler mishima, o homem sexual ??
ai ai..

CPF disse...

Não há politico importante que não tenha caspa e piolhos, além de outras qualidades como ser gay, etc.

jc disse...

O que a idade não faz às pessoas ! :)