sexta-feira, abril 30, 2010

SIMULACRO

Nas alterosas e conturbadas águas do Mondego, mesmo em frente à Marina Oceânica do Choupalinho, um simulacro onde se testaram as capacidades marinheiras da guarda costeira coimbrã.
Imagino, sem grande dificuldade, as vagas provocadas nas águas pelos helicopteros a sobrevoar os naufragos!!!
Do JN de hoje:
"...
Trânsito condicionado na Ponte de Santa Clara, em Coimbra, e centenas de pessoas de olhos postos, ora no rio, ora no céu. Eis o resultado do simulacro de incêndio, realizado, ontem, a partir do Basófias, para testar a coordenação dos diversos agentes de Protecção Civil.
O exercício envolveu 128 elementos de três corporações de bombeiros, INEM, GNR, PSP, Polícia Municipal e Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS). Testar a sua capacidade de comunicação e coordenação, em caso de acidente, era um dos objectivos.
Tudo começou com um incêndio na casa de máquinas da embarcação turística do Mondego, que levou os 17 passageiros a atirarem-se às águas movidos pelo pânico (dois deles haveriam de perder a vida) (os outros vieram a pé enxuto até à margem). O simulacro permitiu, ainda, treinar procedimentos de socorro em meio aquático, com recurso a equipamentos terrestres, barcos e um helicóptero (da Guarda Costeira).
Este último gerou um imprevisto: o resgate aéreo de uma vítima com queimaduras graves levou mais de uma hora, com o Basófias a ter de ser encostado à margem para permitir a descida da equipa do INEM. No meio do rio, a operação não foi possível, devido à forte ondulação (!!!!) causada pelas hélices e ao facto de o casco plano do barco o fazer deslizar.
No entender do comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Avelino Dantas, a operação seria simplificada com o uso de um helicóptero do INEM, "mas esses estão de prevenção para [socorrer] vítimas reais".

..."
Bolds e azuis meus.

domingo, abril 25, 2010

O Passeio com os Meninos do Porto


Euzinho e o Palhaço Faísca em plena performance

O meu clube faz umas coisas boas e outras menos boas.
Uma vez por ano fazemos uma muito boa, levamos os meninos do IPO do Porto a dar uma volta pelos canais da nossa Ria.
Este ano coube-me a vez de fazer de assistente do Palhaço Faísca, profissão que o honra e cuja assistência que lhe prestei me orgulha.

A minha tripulante Inês e a Galega Marieke, antes da actuação de Euzinho como partner do Faísca.

sábado, abril 24, 2010

Sal, Abril de 2010, o nosso guia e Amigo António

Aqui o nosso inicialmente guia e posteriormente Amigo, o António, que nos mostrou o Sal e nos levou a locais de beleza extravagante (aqui na Buracona), e a quem os unicos cretinos que encontrei em Cabo Verde, curiosamente Portugueses e por acaso de Aveiro, se recuraram a cumprimentar.
Mas cretinos há-os em todo o lado, até em Aveiro, mas eu, o branco mais preto de Aveiro, obriguei-os a respeitar esta Homem.
Essa é que é essa, e prontes.

quinta-feira, abril 15, 2010

Cultura Pesqueira

Aqui se apresenta o famoso peixe, extremamente raro nas nossas águas, mas muito frequente nos nossos vinhos, que dá pelo nome cientifico 'ablusus azulus bemsaborensis', mais conhecido por Xarroco.
Os nativos do Sal, talvez por ignorância, ou ingenuidade, também lhe chamam Palhaço, não com sentido prejorativo, antes carinhoso.
Vê-se no entanto nele as formas bem definidas de um Xarroquensis, Xarroco, vá.
(Nota Suplementar : Podem copiar à laburdia)

terça-feira, abril 13, 2010

Confraternização

O meu Amigo João MAMA, ex rabejador e actual cabo do grupo de forcados amadores de Alhandra, chefe dos práticos do (tenebroso) Mar da Palha e sobrinho/afilhado de sua Eminência o senhor Bispo de Ourém, está de visita a Portugal e, apesar das dificuldades na obtenção do visto que lhe complicaram a travessia da fronteira Sul, na Mealhada, veio-me visitar, não perdendo nós a oportunidade de degustar um rodisiosinho de peixe grelhado nos galegos da Marisqueira, que muito bem nos soube e, de seguida, passar pelo Solar da Boavista, onde pusemos abaixo alguns taços de licor escocês, embora do das visitas.
Aproveitamos para dizer mal do Bolha, do Socras e do Benfica e, ao mesmo tempo, planear o próximo Grande Cruzeiro Oceânico ao Choupalinho e a Montemor.

domingo, abril 11, 2010

Nôs Terra

"--Pórtugués, di Portugal? Vós é di nôs terra, estrangeiro é o bife..."

Carlos Santana, Cabo Verdiano de São Vicente, artesão no Sal, a conversar comigo em Santa Maria.

sexta-feira, abril 02, 2010

Burro Velho não aprende linguas

(Recado, o barrete só serve a quem o enfiar)

Às vezes talvez aprenda.
Por acaso agora não me estou a lembrar de nenhuma vez em que um burro velho tenha aprendido linguas, mas de certeza que sim, uma vez pelo menos, que um burro velho terá aprendido linguas.
Ou alterou um qualquer modo de comportamento que há gerações se lhe tenha entranhado nos ADNs mais profundos.

--OH Zé, emprestas-me o teu triciclo que eu pago o aluguer?
--Eu emprestava, mas tem uma roda partida, vai reparar amanhã e se estiver pronto a tempo, claro que to empresto.
--Eh pá, mas o teu triciclo não é aquele alí com as três rodas todas em bom estado?

Pois é, há de haver na terra do meu Pai quem assim não seja, certamente muitos.(!??)
Agora é que não me estou a lembrar de nenhum, mas por certo que sim, há de haver pelo menos um, unzinho.