quarta-feira, dezembro 30, 2009

Novamente a termas

E é assim, de tempos em tempos lá vamos a termas, à talassoterapia atlântica do Cabo Sileiro.

O Sileiro na Serra e no Mar
Desta vez, às tantas pela provecta idade que já carrego, não exagerei no tratamento, ficando apenas por um polvinho no forno, delicioso, em Vila do Conde, com o verdasco a escurripichar das alturas, umas quantas refeições de tapas em Baiona, um 'recorrido maritimo' nas águas do Talasso, e, claro, inevitável, uma visita ao Bar fetiche aqui do 'je', o Mar y Arte, para o tradicional gin técnico, desta vez Saphira Bombay, delicioso.

terça-feira, dezembro 29, 2009

A Costa Oceânica de coimbra

Alertado pelo Toni, fui revisitar a página do aeiou para me certificar da ondulação na costa de coimbra:
"...
Meteo: Ondulação alta na costa sul de Coimbra e Madeira, chuva e vento forte para hoje IM O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje em aviso laranja toda a costa portuguesa a sul de Coimbra e a Região Autónoma da Madeira devido à forte ondulação, e que motivou o encerramento de sete barras.Face à situação meteorológica, a Autoridade Nacional de Protecção Civil colocou todo o continente em alerta azul desde as 14:00 de quinta-feira, até às 21:00 de domingo. Neste período, segundo a Protecção Civil, é expectável a ocorrência de cheias rápidas em meio urbano, corte de estradas de devido neve ou gelo, desconforto térmico, danos em estruturas, deslizamentos de terras e dificuldades com embarcações.
..."
Já se conheciam os projectos para a Grande Marina Oceânica do Choupalinho, com atracação para veleiros de 50 e mais metros, vendo-se agora que não eram disparatados os reparos e as notas que neste blog se foram editando.

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Mensagem de Boas Festas

Do Grande Almirante Mário Licas Cruz, recentemente promovido a Magnífico Veraneante e Mergulhador Emérito do Pontão da Avela, recebemos o seguinte postal de Natal que, com a devida vénia, aqui reproduzimos:

"...
Meus bons Amigos
Face a todos estes desiquilibrios que se estão a verificar em Portugal e no Mundo decidi cooperar com a Armada Russa numa pesquisa no Polo Norte com o objectivo de programar uma temperatura de Verão constante para toda a costa Portuguesa !!!
Claro está que esta operação envolve verbas avultadíssimas mas com as economias Off-shore dos nossos Politicos e Bancários foi fácil !!!!!
Preparem-se pois para as Churrascadas já a partir de Fevereiro e ao longo de todo o ano !!!!
O Marketing funcionou em pleno e as noticias alarmantes sobre a subida das águas do Mar contribuiu decididamente para a baixa de preço dos terrenos da orla marítima que os nossos Politicos e Bancários aproveitaram para se estabelecer como proprietários onde futuramente nascerão dezenas de Resorts !!!!!

Meus bons Amigos,comam e bebam à fartasana, divirtam-se, gastem tudo o que puderem porque a passagem pela vida é curta e merece ser festejada todos os dias !!!!

A L I O P S !!!!!

Bom N A T A L Boas SARDINHAS e Bom A N O

Um grande abraço

Mário Cruz
..."

sábado, dezembro 19, 2009

Bué de Sal no Sangue





Papai, NVV Veronique e um dos primeiros navios onde Papai embarcou, numa fotografia cedida pelo meu Amigo João D.

quinta-feira, dezembro 17, 2009

As saudades do Mar


Duas imagens do último Cruzeiro ao Douro e ao Ave, em Outubro passado .
Este ano, face ao adiantado das datas que escolhemos, só no fim de semana passado as ultimas quatro embarcações regressaram a Aveiro.
E de que maneira Amigos, um vento de Este a rondar os 15 nós, raro, como sabem, na nossa costa, trouxe-nos até à nossa Ria num pouco mais de 6 horas, para as quase 42 milhas do percurso de Vila do Conde a Aveiro.
O meu imediato timonou a maior parte do tempo o NVV Veronique, vindo eu, que me arrochei na camarinha de estibordo, apenas umas quantas vezes espreitar o rumo que o esbelto veleiro levava.
Lá para Fevereiro ou Março há mais. Até lá umas passeatas na Ria e vá.

É Nataaaallll

Podem os meus Amigos ver acima uma iluminura coeva, feita por um artista anónimo daquela remota época, mostrando o casal Maria e José no seu leito conjugal, estando o José, conhecido carpinteiro de Belém, que ficou conhecido pela invenção do psiché de três pernas, chateado e muito, por sua esposa, ainda virgem ao que consta, continuar de amores, ainda que platónicos, com um conhecido banqueiro.

terça-feira, dezembro 15, 2009

Uma nova Escola de Medicina

48 anos de corporativismos são fodidos.
Pedro Nunes, Bastonário da Ordem dos Médicos, hoje à TSF:
"....
O bastonário da Ordem dos Médicos considera que o país já tem faculdades de medicina a mais e que esta decisão é uma fraude, porque, dentro de alguns anos, vai haver médicos sem local onde trabalhar.
«Com o número de pessoas que entra nas faculdades de medicina todos os anos, o país terá dentro de quatro ou cinco anos médicos desempregados, vão ficar médicos indiferenciados, que não servem rigorosamente para nada, portanto isto é uma fraude que está a ser feita às novas gerações», considera Pedro Nunes.

..."

segunda-feira, dezembro 14, 2009

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Hoje de manhã, na Praia da Aguda

Quando se fica sem máquina em locais manhosos dá nisto.
Dos oito pescadores a bordo da Trajano, seis saíram pelo próprio pé, dois foram auxiliados pelos Bombeiros.
Estão bem.
(foto JN)

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Os dois mais lindos navios do Universo


Quiçá mesmo os mais lindos que alguma vez franquearam a Barra de Aveiro.
(A inveja é uma coisa muito feia, essa é que é essa!)