terça-feira, outubro 28, 2008

Green Peace na minha terra

Desgostosos de em coimbra só terem encontrado robacos e pimpões, os brigadistas da GP rumaram a Aveiro e, tendo estranhado um intenso cheiro a tinto de qualidade, ( o vinho da casa no NVV Veronique é o Colinas Private Collection) nas imediações do NVV Veronique, quiseram amarrar-lhe a ventoinha subaquática que o equipa.
De seguida foram, ao que consta, para o Cais dos Bacalhoeiros, onde também fizeram das suas folcloricas actividades.
Do Portugal Diário:
"...
Mergulhadores da Greenpeace acorrentaram esta terça-feira no porto de Aveiro as hélices de quatro embarcações portuguesas que acusam de praticar pesca ilegal, disse à Lusa fonte da organização internacional.
A acção começou perto das 14:00, correndo os mergulhadores o risco de serem detidos pelas autoridades policiais.
Segundo a Greenpeace, as embarcações são propriedade de uma empresa portuguesa que tem «recordes históricos de pesca ilegal», nomeadamente por pescar sem bandeira, ultrapassarem a quota legal de pesca, usar múltiplas identidades e violar vários regulamentos internacionais.

..."

domingo, outubro 26, 2008

XIX Aniversário da Avela em Saint Jacint sur Mer



Sem a presença do Regedor local, convidado mas em boa hora recusante, decorreu, nas não existentes condições de amarração locais, mais um aniversário da Avela, contando, isso sim com orgulho, de algumas altas individualidades civis e desportivas nacionais.
Poderão os meus Amigos ver aqui acima alguns testemunhos deste evento, participado por grandes navegador(a)es e por pessoas que muito têm feito em prol da causa publica da nossa Ria, sobretudo quando os 'publicos' fazem o que sempre fazem, isto é, nada.

Do concurso de petiscos, (que podia ter sido feito nos restaurantes locais, se as tais condições fossem condições e não não existentes condições), saiu vencedor o nosso antigo Presidente Luis Vilela, que, apesar de já não residir em Aveiro, não deixa de estar presente nas actividades da nossa Associação. Em 2º Lugar ex eaquo todos os outros, apesar do meu 'voto de qualidade' não ter sido aceite, que era para o Ricardo com os seus filetes de peixe espada com arroz de cabeça do mesmo.

Com a presença do Presidente da Camara de Baiona, do nosso Presidente, do Presidente eleito da Federação Portuguesa de Vela e do Presidente da Junta da Vera Cruz, foi apresentada nos Paços do Concelho de Aveiro, de que a a freguesia de São Jacinto também faz parte, a Regata Oceânica Internacional Arcachon Baiona Aveiro, que poderá fazer escala em São Jacinto, ou não.
Esta Regata, que vai na 3ª Edição, 3ª também para a Rias Baixas Aveiro, integrada uma na outra, deverá ser das maiores, e melhores, realizações da Náutica de Recreio em Portugal.
Pena que algum Poder Local, mentes ocupadas nas lutas de aparelho,não entendam, nem com explicações, que, para as suas populações, e também para eles, terem nas suas terras cinquenta e muitas embarcações, mais de duas mil pessoas a gastarem uns tostões e a imprensa europeia a registar, era muito bom.
Digo era e redigo. Era.

Aparatchics ..., metam explicações carago, entendam o mundo, entendam as pessoas, façam alguma coisa carago.

quinta-feira, outubro 23, 2008

Regata Oceânica Arcachon Rias Baixas Aveiro

Pessoal,

Sábado dia 25 de Outubro, pelas 1800, nos Paços do Concelho de Aveiro, vai ter lugar uma recepção aos Franceses, aos Galegos e aos Poveiros que connosco vão organizar esta Grande Regata Oceânica em 2009.
Nesta recepção vai ser apresentada a Regata.
Á apresentação seguir-se-á o tradicional Jantar no Centro de Congressos, abrilhantado pelos artistas do costume.

Convocam-se todos os sócios da Avela e restantes Amigos, Bandarilheiros e das Serranias Adjacentes, a estarem presentes em mais esta grandiosa Jornada Náutica.

segunda-feira, outubro 20, 2008

Porto 2008 - Rescaldo



O Porto 2008 teve de tudo, Mar, copos, paredes altas como o caraças para trepar, os meus bisnetos a verem o parente embarcadiço-de-fim-de-semana-apenas, o Presidente do CVCN na sua Lancha de Pilotos a subir o Douro e a parar na Estiva Velha para nos cumprimentar, o reboque do Celta Morgana a Leixões com avaria na máquina, o Zé Angelo e o Oporto ao VHF, uma velejadazinha só para Sul da Torreira, a simpatia da APDL na pessoa do Comandante João Vilarinho, que fez o favor de nos receber e visitar na Ribeira, enfim, de tudo.
Para o ano, se cá estivermos e nos metermos noutra destas alhadas (*), terá de haver escadas para o cais, bateiras de transbordo e outras manigâncias que permitam fácil acesso aos restaurantes e bares. Foi uma falha.

Mas a verdade é que se inscreveram 4 barcos e apareceram 10, para apenas dois pontos de acesso a terra.

(*) Ouvi dizer que os criticos deste ano, que durante toda a noite de sabado vociferaram contra mim, para provarem a sua maior capacidade de organização, vão por mãos à obra em 2009, fazendo desse ano o maior de todos até aqui realizados. Se assim for, eu já estou inscrito.

terça-feira, outubro 14, 2008

Porto 2008

Como é do conhecimento dos meus amigos, e conhecidos, este fim de semana, fds para os de mente tortuosa, vamos navegar até à barra do Douro.
O programa contempla um magnifico briefing na sede da Avela, onde, para além de se combinarem os ultimos pormenores da viagem, se vai provar um arroz de galo pica no chão, eleborado com esmero pelo nosso Presidente.
Pelas 0700 UTC largaremos do cais da Lota Velha em direcção ao Mar Oceâno, rumando de seguida à Afurada. (Vamos rumar à Afurada porque nas cartas que dispomos ainda não está assinalada a barra do Douro, assim rumamos à Afurada e lá contamos com um marinheiro que andou anos a fio embarcado com o Capitão Vasco Moscoso de Aragão, que ficou de servir de prático à entrada no Douro)
Chegados à Ribeira, como as tripulações terão uma percentagem acima do desejável de mouros, atracaremos ao cais da Estivelha (Estiva Velha), onde, depois de devidamente amarrados, vamos malhar uns fininhos, imperiais em mouro, com as tradicionais castanhinhas assadas, quentes e boas, à moda da mouraria.
O jantar não está marcado, vai ser onde são joão quizer.
Ao deitar seguir-se-á estrondosa, estrondosa é o termo, sessão de fogo de artificio. Contamos para o efeito com a colaboração do grupo de forcados amadores de Alhandra e o grupo de cantares serranos de Montemor.
Domingo sairemos de manhãzinha.
À nossa espera no Mar Oceâno vai estar fundeado o OPORTO, recém chegado da Escócia e carregadinho de licor de malte, com o nosso amigo Zé Angelo ao leme.
Recomenda-se o respectivo e devido resguardo.
Pelas 1600 UTC penetraremos na Barra de Aveiro, abrindo uma, de cada vez, garrafinha de champanhe, indo de seguida em portentoso desfile náutico até à mais bela das cidades do Universo, quiçá mesmo a mais bela de Portugal, ABEIRO.

A rapaziada da Costa Nova, Torreira e Ovar que queira vir connosco, é só aparecer.
Quanto ao jantar na Avela, terão de me comunicar até quarta ao meio dia, senão chegam lá e só comem os ossos.

segunda-feira, outubro 13, 2008

Publicidade

Apesar de completamente gratuíto, aqui vai, a pedido, o nosso espaço publicitário:

A Escolinha do nosso amigo Lourenço Cavilhas vai iniciar mais um curso de Patrão de Alto Mar.
Necessita de duas inscrições para ter quorum para o curso.
Os camaradas que tiverem Carta de Patrão de Costa e quiserem pertencer à elite dos navegadores de recreio, façam o favor de o contactar, no Forte da Barra, às horas habituais.
(TMN: 962497440)

quinta-feira, outubro 09, 2008

From Scotland

Do Zé Angelo, acabadinho de chegar à terra do Monstro de Loch Ness e dos licores de malte:
"...É daqui, do tal sitio que te falei, e onde, por acaso, ou talvez não, há um belo restaurante. Havias de gostar....
O dono chama-se Mac qualquer coisa, e diz que não te conhece. Distraído só pode.....
Tenho esta bela desta fotografia, fresquinha, de hoje muito cedinho. Sabes que tenho este prazer de levantar a peidola da caminha às cinco e meia
...."

quarta-feira, outubro 08, 2008

Bolha a Presidente

O nosso amigo Bolha decidiu candidatar-se a presidente dos USA.

Agradecimento Publico

O meu amigo Toni Pardal foi este fim de semana passear para a Andaluzia e ficou tristinho por eu não ter podido acompanhá-lo; enfim, alguém tem de tocar o país para a frente.
Vai daí colocou-me, e bem, a mijar para a frente, em estátua de que já iniciou a subscrição publica para a sua aquisição, e a colocar na Lota Velha, virado para a Boavista.
Ora eu sempre me orgulhei de mijar para a frente,e, no caso em estudo, além de mijar para a frente, faço-o, na estátua, claro, virado para o Mar, o que é bom também.
O mestre arquitecto que fez o estudo da dita estátua foi particularmente feliz, muito embora se inspirasse no Maneken Pis de Bruxelas, que, confesso, não me atrai muito no gosto. Prefiro os bombons da Grand Place. Mas enfim, é um piqueno senão, que está longe de ensombrar tão egrégia e nobre obra, que eu, orgulhoso e impante, agradeço.

terça-feira, outubro 07, 2008

O Tenebroso Cabo do Muranzel

Do nosso Amigo Zé Mário recebi este registo, feito este fim de semana ao largo do tenebroso Cabo do Muranzel, num dia particularmente calmo.
Trata-se de um bando de flamingos, cada vez mais frequentes na nossa Ria.
À rapaziada doutros portos que queira navegar até cá, temos muito gosto em vos acompanhar com os nossos práticos até à Torreira, pelo canal de Ovar.

segunda-feira, outubro 06, 2008

Cidades Irmãs

Se um dia tivesse que viver fora de Aveiro, era Viana que escolhia.
Por variadissimas razões. Os barcos em que Papai foi à Terra Nova eram da praça de Viana, nunca perdi uma Regata no Lima, tenho grandes amigos em Viana, sempre que parei na marina de Viana foi recebido como um principe, e,the last but not the least, Abeiro e Biana são irmãs desde o inicio do seculo XX, Abeiro e Biana são tão irmãs, tão irmãs, que bem uma a seguir à outra no dicionário: Abeiro-Biana.
A sério a sério são duas terras marujas, e isso faz a nossa diferença para as outras, gosto muito de Biana.

domingo, outubro 05, 2008

Viva a Republica

Domingo, 5 de Outubro, à noite:
Apesar de convictamente Republicano, não me inibo de dizer :
Jamais serei verde (ou) rubro
Serei sempre Azul e Branco...

"...
Oh Senhora de Matosinhos
Oh Senhora da Boa Hora
Ensinai-nos os caminhos
Pra sair daqui pra fora..."

Tinha uma tia-avó que era de Matosinhos e de Leixões.

quarta-feira, outubro 01, 2008

O OPORTO em Marin

Do meu condiscipulo Zé, con quien tanto yo jugué, o email abaixo.
Devo referir que o OPORTO entra na barra de Ilhavo sexta feira, ETA também cedinho, pelo que se solicita à navegação o devido resguardo e à APA a dragagem do canal desde a barra até ao terminal Sul, este já no Porto de Aveiro.
Aproveito também para informar VEXAS que o Santa Maria Manuela já se encontra todo pintadinho de branco. Mal possa divulgo umas fotografias.

"...
Olá João,

Bons ventos me teem trazido até aqui. Por acaso, parece que hoje ou amanhã, a coisa vai piorar. O que é mau, tendo em atenção que sabado devo ir para o norte daquela terriola, a Inglaterra, sabes, fica ali a seguir a Ilhavo, vira-se À direita, depois anda-se um pouco num mar mal afamado, e vira-se logo à esquerda. Depois é mais ou menos sempre em frente. Quando deixares de perceber o que os gajos dizem, estás a chegar. Mas eu sei que já sabias isto. Foi só para meter conversa.
Tenho visto coisas espantosas , por aqui, até mesmo em Marin, desde barcos de pesca ( lembras-te como eram, aí em Portugal????) até uma lota, que deve ser o equivalente ao que nós temos em Loures, para os camiões. Os gajos aqui, é que ainda não perceberam, como nós, que o peixinho vem mais depressa e com menos trabalho, de camião. Provavelmente, com as low cost a aumentar, teremos o peixe a vir de avião. Há dias em que o cheiro nem se notava.....

Abraços

..."

País de Marinheiros

A rapaziada da Mouraria está agora confrontada com a construção de umas pontecas para bicicletas, nas docas do Têjo, que impossibilitarão alí a navegação dos veleiros.
"...Também para quê aqueles postes em cima dos barcos, se todos eles têm motores?", questionou um digníssimo vereador da Câmara da Mouraria.
É malta, acordem pá, nós aqui nos canais da Ria já temos isso há séculos.
Com a ponte do IP5/A25 os veleiros deixaram de poder ir ao Rossio, com as pontes do Cojo, quase todas mais baixas que a Ponte Praça, pouco mais que canoas podem ir à Marina Oceânica do Dr Souto, com os cabos de média e alta tensão nos canais são frequentes os acidentes com veleiros, e por aí fora.
O Sócras só sabe que o Mar existe quando ouve o Hino.
Ás tantas nem isso?

Análise Económica

Do meu Amigo Zé Euardo recebi esta pérola que nos vai ajudar a todos a entender a crise que actualmente alastra nos mercados financeiros e que ameaça quilhar as nossas cervejolas.
Dêem o devido desconto ao português do outro lado do Mar Oceâno e aí está a explicação definitiva:

"...
Para quem não entendeu ou não sabe bem o que é ou gerou a crise americana, segue breve relato econômico para leigo entender...
É assim:O seu Biu tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça "na caderneta" aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados. Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobre preço que os pinguços pagam pelo crédito).
O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento, tendo o pindura dos pinguços como garantia.
Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer.
Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Biu).
Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.
Até que alguém descobre que os bêbados da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Biu vai à falência. E toda a cadeia sifudeu !
Viu... é muito simples...!!!

..."