terça-feira, abril 29, 2008

Ganda Biage

Grande viagem, se bem que com o Bolha sempre à rasca do estômago nem estriássemos a cozinha, tendo ficado apenas pelas sandochas.
O Mar esse quase que sempre ajudou.
Até Biana esteve espelhado. Entrámos em Biana ao fim da tarde de sábado com pompa e circunstância, lindo.
De Biana para Norte foi só semi-lindo. Uma nortada rija, de proa, cortava-nos a progressão.
A seguir ao Cabo Sileiro colocámo-nos ao abrigo das Cies e ao abrigo das ilhas seguimos até ao Caramiñal, sempre com Norte rijo, mas já sem Mar.
Por volta das 1600 HP entrámos na Pobra do Caramiñal, impantes, sem que antes, ao atracar, eu tenha batido, ligeiramente diga-se, no trapiche, tendo retirado uns bons 15 cm2 de tinta, 16 vá, à recém pintada roda de proa do NVV Veronique.

Ainda fomos chamados, em castelhano, pelo Alefriz, mas não respondemos. Pensamos que fosse o Galacho a imitar a Sarita Montiel nos seus melhores momentos.

quarta-feira, abril 23, 2008

AVISO

O Com. Pardal está a organizar o regresso de Sanxenxo (ou arredores) este domingo, de camioneta.
Inscrições com ele, com comentários neste post ou em post identico no Celta Morgana.

Da nossa parte bamos saír sábado de manhã, rumo a Biana do Castelo, jantar no Restaurante da Mariana em Afife, largada de Biana pelas 8 da madrugada de domingo com rumo às Rias Baixas, probabelmente Sanxenxo, ou Caramiñal, ou Bigo.

terça-feira, abril 22, 2008

Berlenga 2008 - Evolução

Caros Amigos,
Lembro a Vexas que não me fazem favor nenhum em ir ao Cruzeiro da Berlenga e que, pelo contrário, dá uma trabalheira do caraças andar a arranjar marinas para todos os barcos, sardinhas e vinho para todos, camionetas para quem precisar.
Não me estou a queixar, faço isto porque gosto, mas no fim, se não vier ninguém, é tempo perdido, e eu posso usá-lo em coisas mais uteis, como por exemplo ir às termas.
Assim, ficam os meus Amigos avisados, quem se tiver inscrito até ao próximo dia 15 de Maio terá aqui este vosso amigo a trabalhar para vocês. Os outros irão por conta própria, eu dou-vos os contactos necessários, e cada um que se desemmerde.

Este vosso criado,

Joao Madail Veiga


PS:
Para quem navegar até às Rias Baixas por estes dias, e após conversa com o Amandio e por sugestão deste:
Aviso: Ao largo da Póvoa de Varzim estão montados equipamentos de produção de energia, umas 4 a 6 milhas adentro, devidamente assinalados por boias cardinais.
Estas boias são para RESPEITAR.
Amanhã dou-vos as coordenadas das boias aqui no Ventosga.

sexta-feira, abril 18, 2008

Esta é velha

Esta é para aí a 5ª ou 6ª vez que publico este texto, mas aqui vai:

"Conversation entre deux oncles,
l'un cavalier, l'autre marin

L'oncle cavalier:

il faut vraiment être débile pour avoir un bateau.
Seul un cheval permet de joindre le plaisant et le
raisonable. Le mien m'a couté, à acheter, moins qu'une
petite voiture d'occasion. Il améliore son ordinaire
en tondant utilement l'herbe de ma pelouse. Et je
le monte, toute l'année durant, deux fois par semaine.
Tandis qu'un bateau......... A acheter: le coût d'une
maison! A entretenir: celui d'une danseuse! Et tu
t'en sers combien de temps? Un mois par an, au
maximum!
L'oncle marin: Non. Douze mois.
L'oncle cavalier: Comment, douze mois? Et les autres onze mois,
qu'est-se que tu en fais?
L'oncle marin: J'en rêve..... "

Avaliações

Nas minhas funções de gestão, engenharia ‘de assinar cheques’ que por estes dias amargos tenho de singrar, tive de avaliar o desempenho dos meus engenheiros de ‘terreno’
Sim, que assim quem avalia sou eu, e aliópss.
Defini então alguns critérios de avaliação.
O primeiro é a assiduidade e a pontualidade. Sim que isto de assiduidade é uma virtude. Já tive colaboradores para quem o ideal era levar-lhes o dinheiro a casa ao fim do mês, mas, confesso, era incomodo para os rapazes, que tinham de largar os seus hobbies naturais e salutares para virem ao hall de entrada de suas casas assinar os recibitos.
De qualquer forma o efeito da eventual falta de assiduidade só terá efeitos para o ano que vem, e o meu colaborador pode ainda não concordar, o que, de forma inteiramente justa, invalida o meu juízo sobre a sua atitude, falta de assiduidade, se ainda não referi.
O segundo critério é a avaliação que o meu colaborador faz de si mesmo, do seu desempenho.
De inteira justiça, acrescente-se, e, sobretudo imparcial. Aqui também, se esta avaliação for negativa, deixo ao meu colaborador a possibilidade de ela só fazer efeito para o ano que vêm, e, mesmo assim, ela não ter qualquer efeito sobre a sua remuneração.
Um dos mais valiosos critérios é, não podia deixar de ser, a avaliação que o meu colaborador fará do meu próprio desempenho. Fica assim ao seu alcance pedir a minha própria demissão de gerente aqui da fábrica. Também nada mais justo, pois que há de pior que ter maus chefes, incompetentes e sem espírito de colaboração com os seus funcionários. Também aqui, caso o colaborador entenda, a minha demissão pode ter efeitos imediatos e não para o ano que vêm, como definido nos outros critérios.
O ultimo critério definido tem a ver com a avaliação do empenho do colaborador nos objectivos comuns da minha empresa. Claro que esta definição deverá ser conjunta, minha e dele, sendo que a sua opinião deverá, muito justamente, prevalecer.
Este empenho medir-se-á pelas vezes que o meu colaborador me convidar para almoçar, pagando justa e naturalmente a empresa.

Definidos estes justos critérios, cheguei a um conjunto espectacularmente bom de colaboradores.
Felizes os gestores que tais gentes tem, e dir
-me-ão se é melhor se ser do mundo gestor se destas gentes….

segunda-feira, abril 14, 2008

É politica, estupido

in "Diario Económico" de hoje

Espanha/Economia 2008-04-14 11:21

MAdrid vai baixar impostos para evitar crise.

O Conselho de Ministros espanhol vai aprovar na próxima sexta-feira um plano para injectar 10 mil milhões de euros na economia do país para evitar que esta entre em desaceleração, prevendo também uma descida de impostos para os contribuintes no valor de 400 euros.
Pedro Duarte
Segundo afirmou hoje o ministro da Economia espanhol, Pedro Solbes, citado pelo site 'Invertia', o Governo de Zapatero vai "colocar à disposição dos cidadãos um montante de 10 mil milhões de euros".O site adianta que a redução fiscal irá ser implementada já no próximo mês de Julho, e só por si representa seis dos 10 mil milhões de euros previstos pelo executivo socialista. Os restantes quatro mil milhões irão ser colocados através de medidas que facilitem o financiamento das PME.


Por contrapartida os excelentes e zelosos governantes lusos prometeram baixar o IVA de um extrondoso ponto percentual, elevando desse modo gracioso o nivel de vida dos Portugueses que vão poder comprar mais meio casqueiro por semana e, vá, mais meio copinho de tinto por dia.
E, se os jovens casadeiros cumprirem o superiormente determinado pelo nosso ministro da fazenda, é certo já que, com esses dinheiros, vamos ter nova redução de meio ponto até ao Natal, ano novo, seja.

sábado, abril 12, 2008

Cale da Veia

A provar às gentes que a Ria de Aveiro, mesmo nas Cales mais estreitas, rivaliza com o Mar da Palha em violencia de vagas, aqui está, à vista de todos, a Cale da Veia em dia de nortada rija e maré a subir.
A proa é do Bruminha que, não sendo tão esbelto quanto o NVV Veronique, é de igual modo muito bem apetrechado de adega.

quinta-feira, abril 10, 2008

Os dois dias mais felizes da Vida de um Marinheiro


Há dias assim, hoje estou chateado, bluezado, marafado, contraplacado.
Tenho esta coisa do NVV Veronique só para dizer que sim.
Passam-se semanas e meses sem dele usufruir, é só pagar as despesas e, mesmo nas férias, (que férias???!! uma semanita de Mar em Agosto e um fim de semana na Berlenga??!!!) pouco ou nada navego.
Qualquer dia faço juz ao proverbio que diz "...os dois dias mais felizes na vida de um marinheiro são quando compra o barco e quando o vende..."
...
Trago o roxo a saudade esta amargura
E só o vento me ecoa na lonjura
Mas trago o mar imenso no meu peito
E tanto verde a indicar-me a esperança
Por isso é que eu sou das ilhas de bruma
Onde as gaivotas vão beijar a terra
É que nas veias corre-me basalto negro
No coração a ardência das caldeiras
O mar imenso me enche a alma
E tenho verde, tanto verde a indicar-me a esperança
Por isso é que sou das ilhas de bruma
Onde as gaivotas vão beijar a terra

segunda-feira, abril 07, 2008

Novamente a Aguas em São Pedro do Sul

Novamente a águas, desta vez em São Pedro.
Tratamento de luxo mas, como ando a ser miseravelmente acusado de desvirtuar o Ventosga com relatos das minhas idas a termas, desta vez deixo-vos a penar e não contarei, nem com tortura, onde se comem os melhores grelos com chouriço do Universo.

PS: No próximo post a estória estoriada da guerra do Vietnam nos campos de arroz de Salreu.

quinta-feira, abril 03, 2008

Berlenga 2008 - O Programa

Depois de durissimas negociações com a ANC e com o CNN em que se consumiram dois leitões assados à Bairrada, uma caldeirada de enguias, 3 quilos seiscentos e vinte gramas de rojões com grelos, 14 garrafas de tinto 'Colinas de São Lourenço', 10 garrafas de champanhe bruto Diamante Negro, tres pãesinhos, 10 caixinhas de manteiga, duas garrafas de Glenfidich Malte 15 anos, meia garrafinha de água do Luso, 16 bicas curtas e 4 cheias e uma garrafa de aguardente bagaceira Quinta das Brejeiras, das boas, chegou-se árdua e finalmente ao consenso abaixo indicado:

Eis então o Programa Final

Dia 31 Maio e 01 de Junho, Sábado e Domingo
Cruzeiro nas calmas desde Aveiro ou Lisboa até Peniche ou Nazaré;
Regresso de camioneta até Aveiro ou Lisboa;
Site da Rede Expresso com horários das camionetas entre Aveiro/Nazaré/Peniche/Lisboa
(Quem quizer fica em Peniche ou na Nazaré.)

Dia 6 de Junho de 2008, Sexta Feira
Ao fim da tarde saída em camioneta de Aveiro e de Lisboa até Peniche;
(De Aveiro vamos alugar uma camioneta para a viagem)


Dia 7 de Junho de 2008, Sábado
Pelas 1500 Regata entre boias ao largo de Peniche
Jantar em Peniche

Dia 8 de Junho de 2008, Domingo
Pelas 1300 Sardinhada de Gala na Berlenga, e Cruzeiro nas calmas até à Nazaré
Pelas 21h30 Jantar de Confraternização e Despedida na Nazaré.


Dia 9 de Junho de 2008, Segunda
Cruzeiro nas calmas até à Figueira da Foz para a malta do Norte, e até Peniche, Berlenga ou Cascais para a de Lisboa

Dia 10 de Junho, Terça e feriado
Cruzeiro nas calmas até Aveiro


Não foi fácil chegar até aqui, pelo que os meus Amigos façam o favor de fazer as vossas inscrições.
Em Aveiro elas serão feitas na Avela, no Toni/Pardal, no Berna e comigozinho.
Por lá , pelos azuis, nos encontraremos.