segunda-feira, abril 30, 2007

As Estelas

Estelas com pato em voo rasante, foto do Bubbles que, finalmente, fez a cadeira de "Patos em Voo Rasante III", do seu curso de fotografia cee, uma das mais dificeis cadeiras deste curso, infeliz e incompreensivelmente ainda não homologado em universidades prestigiadas, como a de Coimbra, a Independente, e outras.

Bar Fetiche

Já muita vez falei deste Bar em Baiona, um dos meus dois bares 'fetiche', a junto com o Peter's.
Este tem uma 'genebra' como dizem os galegos, bastante saboreira, fica ao lado dos veleiros de uma das mais bonitas baías do mundo, a seguir, claro, a Saint Jacint sur Mer, e tem a particularidade de, quando me apetece, ser fácil lá chegar.Desta vez levei lá ...., bem, não posso dizer quem lá levei, e malhámos uns gins à maneira, saboreiros e aromáticos.

Amanhecer no Cabo Sileiro


Tinhamos largado às 1630 locais e uma hora depois saíamos a Barra de Aveiro, rumo nos 358º, directos ao Sileiro.Ao passar Montedor inflectimos um pouco para Oeste, mesmo assim ficamos a cerca de meia milha de terra.
O Sol nasceu entre Montedor e Caminha e umas horas depois dobravamos o Cabo Sileiro.
Uma viagem tranquila com a amarração em Baiona a estar concluida pelas 1100 Lusas. Seguiram-se as visitas da ordem ao Mar y Arte e aos Museus. Mas isso já são outras estórias.

terça-feira, abril 24, 2007

Se duvidas houvera

Ao passar junto às boias do Canal de Navegação, nos moliceiros, com os Amigos da ANC, contou-se-lhes a história de que, uma vez, lá tinhamos deixado o nosso Presidente.
Não acreditaram, não eramos suficientemente democráticos (ou malucos) para lá deixarmos o Paulo Reis à espera que o fossem buscar.
Reparem, ao fundo, o Celta Morgana, de onde se prova que já nessa altura o Celtinha era atreito a estas andanças.
Pois bem, eis aqui a evidência, o Presidente da Avela em cima de uma boia, num fim de tarde de Outubro, à espera de melhores momentos.

segunda-feira, abril 23, 2007

Academices

Em época de duvidas académicas, aqui juro por minha pessoa, que me licenciei na UC (1) e sou o membro da minha Ordem nº1944. Apreciei muito mais das andanças pela FEUP, mas gostava era de ter andado por Paço d'Arcos.
Enfim, foi por onde a Vida me fez andar.
Aqui em cima a Cédula Marítima do Comandante Fernando Veiga, que a Vida não deixou fazer mais que meia duzia de Viagens.

(1) "...Local onde gerações de estupidez estratificada glorificam a nossa ignorância..." Fernando Namora in "Fogo na Noite Escura"

sexta-feira, abril 20, 2007

Rescaldo

Como já disse atrás, decorreu em ambiente de franca camaradagem Náutica a Recepção à Associação Nacional de Cruzeiros no fim de semana passado.

Queria, ainda nesse âmbito, endereçar os meus mais sinceros e muito sentidos agradecimentos (1) em primeirissimo lugar, pela lealdade, amizade e coerência, ao Pardal, Toni na clandestinidade, à Sónia (mulher do Toni), ao Luis Vilela, o eterno distraído e à Maria de Lurdes, a mulher do eterno distraido, ao Licas e à Lurdes, os meus mais bem dispostos Amigos, ao Bonito Galacho, boqueiro mas Amigo e Leal, à respectiva Mulher e Filho João, de muito luxo os dois, ao Eugénio Bolha Sempre Fotografante e à Adelaide, ao Paulo Reis, Amigo, Presidente e Leal, aos Arrais, Sócios e Amigos Simões e Dias, ao Vitorino Madaleno, ao Aníbal Marques, da Nazaré, sempre presente, ao meu Amigo Berna, grande Marinheiro, e à Elvira , ao duplamente vizinho César Ferreira, grande marinheiro também, e à Marieke, a sensual galega.
Aos Mouros Ruy Ribeiro e Mulher, um abraço forte, à Julia Torres e ao Fernando, gostei muito de o ouvir, muito obrigado pela presença, ao Francisco e Isabel Snoopies, luxoooooo, SARAVÁÁÁÁ, ao Oliveira, colega, e mulher, às doces Amélia e Ofélia, SARAVÁÁÁ, ao Rui Moreira e esposa, à Paula Isidoro, aos Katzenteins e aos Sacaduras, SARAVÁÁÀÁÁÁ.
Ao pessoal da Associação Náutica da Torreira pela recepção e pelo Porto, ao Museu Maritimo de Ilhavo, à Morgadinho do Santo André pelo acompanhamento simpático, ao faroleiro do Farol de Aveiro pela recepção, disponibilidade e acompanhamento, ao pessoal do Hotel de Ilhavo, ao Alcides dos Leitões, ao Fernando Vieira Barrocão que entrou com o Diamante Negro, ao pessoal da Avela que preparou e limpou a sala para o encontro, às pessoas que estiveram presentes, o meu muito Sentido Obrigado.

(1) Falo aqui como se a realização fosse minha e por isso me visse obrigado a agredecer. Nada mais errado, a Recepção e a Festa foram da Avela, da ANC e das pessoas que a puseram de pé. Em verdadeira análise, todos deviamos agradecer a todos.
Eu, pela minha parte, expresso-o aqui e deste modo, depois de o ter feito pessoalmente a quase todos.

LLoyd


Pois esta é que é a questão, com o Veronique em fabricos de frigorifico e veio de hélice, uma quarta feira de correria para Lisboa, e volta, sem almoço e quase sem jantar, lá fomos para a Casa da Musica ouver o Charles Lloyd.
Foi a segunda vez que lá fui, sendo que a primeira, para a Carla Bley, ainda estava tudo em obras, estive sentado num tijolo.
O LLoyd está como o Vinho Porto, a melhorar com a idade. Gostei de ouvir onde estavam as origens do Jarreth e do Garbarek, estava tudo alí. Foi nele que eles foram beber, e desenvolver, os seus estilos.
Para a semana já vai haver Mar e voltaremos aos temas com sal.
Pois.

terça-feira, abril 17, 2007

Recepção à ANC

Decorreu em Ambiente de franca camaradagem náutica a recepção aos nossos Amigos Mouros.
A ideia do Pardal, Toni na clandestinidade, finalmente frutificou e podemos orgulharmo-nos da forma como correu o fim de semana passado.
O passeio de moliceiro foi magnífico, fizemos a cale de Bulhões, o meu muito conhecido e querido esteiro do Gramato, a cale do Parrachil mais a do Ouro, para chegar ao Bico da Murtosa
O almoço, com uma também magnifica caldeirada de enguias, deliciou-nos e aos alfacinhas, que só conheciam os bitoques da Portugália.
A Associação Náutica da Torreira presenteou-nos com um Porto de Honra, e aos discursos prometeu-se mais cooperação entre as Associações de Lisboa e as da Ria.
Depois navegámos até Aveiro pelo Canal de Ovar, subiram-se, e desceram-se, a pé, os 62 metros do Farol de Aveiro, (desculpa-me oh Machadinho e oh João David), chegando à Avela mesmo a tempo de malhar uma leitoada a primor, servida pelo Alcides dos Leitões, com um Diamante Negro de estalo.
O Domingo, em Ilhavo, foi para visitar o Museu Marítimo, como sempre de lágrima no olho, e o arrastão Santo André.
Fotografias desta vez não há. Aconselho, que remédio, a visita ao Hortas que, fazendo jus ao cursos cee que coleccionou, tem uma razoável reportagem sobre o evento.

sábado, abril 14, 2007

Lota Velha, Correctamente

Esta fotografia, retirada do Blog do Bubbles, está correcta aqui. Nas aulas da CEE de fotografia, o Bubbles faltou a Ampliadores III, precisamente nas aulas onde se ensinava a colocar correctamente os negativos no Ampliador. Depois teve de copiar pelos colegas e o resultado é o que se vê.

sexta-feira, abril 13, 2007

Fotografia

Esta não é minha, nem o balão que lhe foi aposto.
Uma vez, há muitos anos, foi-me reinvidicada pelo Sr Vilhena, bibliotecário em Aveiro e amante das coisas da fotografia. Mas nunca me foi possível confirmar essa autoria.
O Paulo Silva, cunhado do Bolha, tinha um exemplar desta fotografia na sua casa da Torreira e também não me confirmou a origem.
É do tempo em que havia moliceiros, e moliço, na Ria.

A Lota Velha

Aqui o rapaz não tem jeito para o desenho. Há uns anos tirei uma fotografia e sobre ela desenhei, a tinta da china, este boneco.
O Bolha ontem lembrou-mo. Aqui está.
Trata-se da Lota Velha de Aveiro, onde hoje está o trapiche da AVELA e o Veronique, naquela altura com as traineiras e, momentaneamente, com uma barca e dois outros veleiros, de passagem.

quinta-feira, abril 12, 2007

Rio Novo do Príncipe

Rio Novo do Principe, há muitos anos.
Era uma tripulação engraçada, estavamos a começar, ganhamos (e perdemos) muitas vezes mais, até que arrumamos definitivamente os ' finca-pés '.
Praticamente com os mesmos elementos ganhamos mais dois campeonatos em juniores, e mais uns quantos em séniores. Até um campeonato da MP em yolle de 4, que sabia a campeonato do mundo, pois mais ninguém usava aquele barco.
Era o Modesto, moço de sal até há bem pouco, o Emidio, colega de liceu e de faculdade, o Estima, mais tarde selecionador nacional e presidente da FPRemo, o Magalhães, moço de sal então, mais tarde campeão de box e empresário da noite e este vosso amigo.
O Magalhães resolveu há dois anos ir remar e lutar para outras paragens, mais calmas, ao que consta.

quarta-feira, abril 11, 2007

Fim de Semana com a ANC

É já este fim de semana que vamos receber os Amigos da ANC.
Na impossibilidade de contactar os Avelistas pessoalmente, ou por anuncio na sede, convido-os desta forma a estarem presentes para o passeio de moliceiro até à Murtosa para a caldeirada de enguias, passagem na Torreira para o Porto de Honra, regresso a Aveiro e leitoada na sede da Avela, isto no sábado.
Domingo teremos a visita ao farol e aos museus de Ilhavo e Santo André.
Os contactos são os meus (imodéstia, toda a gente os tem) e os do Vilela, que está a tratar da caldeirada murtoseira.

terça-feira, abril 10, 2007

Pensamento do dia

QUEM SE METE COM GAROTOS TEM TODAS AS POSSIBILIDADES DE SAIR BORRADO.

sexta-feira, abril 06, 2007

Mais Clandestinos




Numa tarde de Sol e de cima para baixo, o Canal do Cojo, o Cais dos Botirões e a Galega Marieke com a Assembleia Municipal em fundo, tudo clandestino.

quarta-feira, abril 04, 2007

Novos (e outros) Mares

Haja Vida, estou recuperado das solipampas das semanas anteriores.
O Bolha foi em peregrinação a Braga participar na semana santa e de regresso passou por aqui, pela minha guerra, e fomos almoçar à Casa Tanoeiro (*).
Iniciámos as hostilidades com umas petinguinhas de escabeche que estavam, simples e como habitualmente, deliciosas.
O branquinho, não havia vinho, tivemos de ir no Branco, de uvas Maria Gomes, fresquinho, deixava-se beber nas nuvens.
O pãosinho, do Fontão, sem os fermentos venezuelanos das padarias convencionais, esturnicava-se nos beiços com uma volupia indescritivel.
Por fim vieram os afamados rijões, os melhores do Mundo, quiçá mesmo os melhores de Angeja, com uma molhanga fortemente alhada, deliciosos.
Não havendo Mar, ficamo-nos por estas actividades.
O Bolha, que nunca na vida tinha visto petinguinhas de escabeche espetadinhas num palito, pensando que se tratava de uma espetada de porco com espinhas, à moda do litoral, malhou só à sua conta umas boas duzias delas.


(*) Chamo mais uma vez a vossa atenção para a forma de extrema educação, polimento e bom gosto, como o autor destas modestas linhas se refere a um restaurante a que a maioria dos autores chama, de forma muito mais prosaica, o 'Manel dos Cornos'.

segunda-feira, abril 02, 2007

Galiza



Sábado fui à Galiza.
Desta vez não comi bem, os padrons do Rianxo estavam secos e a Galiza parecia um penico, tal a quantidade de água que dos céus caía.
Ficam as fotos, a Catedral de Riba de Tea, o propriamente dito Tea, as termas de Mondariz, onde estou inscrito para uma cura de aguas especial, meio copinho de agua por dia, para não ser muito violento o tratamento.
Ainda deu para, no regresso, passar por Baiona, a Real, que continua linda e, como toda a Galiza sábado passado, um penico.Pois.

O Haff Delta de Aveiro


Dizia hoje o Dr Fernando Rebelo, geógrafo, que a Ria de Aveiro, correctamente Haff Delta de Aveiro, será, num futuro proximo uma planicie litoral.
Segundo ele o processo natural de sedimentação orgânica e de areias, interiores na laguna, acabará por torná-la numa planície seca. O Homem poderá atrasar o processo, mas será isso que os nossos netos terão.
Nós, que andamos na Ria, vemos isto todos os dias. Ainda ontem, ao passar com o Veronique no esteiro do Gramato, se sentia a verdade destas frases, que muito nos custam a ouvir.
Acredito que a nossa Ria ficará limitada aos canais de navegação comercial, ficando todos os outros transformados em pantanos, em praias de junco e esteiros de lodo.
Nós ficaremos com as recordações e o Estado com as taxas cobradas aos 'clandestinos' pelo privilégio de terem as lanchas à porta de casa.
As fotos são do Cais dos Botirões, ao lado do Canal de São Roque, junto à Praça do Peixe.

domingo, abril 01, 2007

San Blas, Panamá


Vale a pena termos inveja, ficarmos verdes? Às tantas não, o que eles foram de diferente foi na coragem de tomarem as decisões que eu(nós) não fui(fomos) capaz(es) de tomar.
O resultado são os emails que vamos recebendo do Christophe por um lado, a rotina das empresas e a xaxada da socialidade por outro.
As conclusões serão as vossas:
"
Bonjour à tous
Tout l’équipage s’excuse pour notre manque de news, ces derniers mois ont filé, les quelques charters nous laissant peu de temps libre, propice à l’écriture.
Primo, comment allez vous ?
Secundo, vos nouvelles, news, projets nous intéressent, alors surtout, n’oubliez pas d’écrire...A ce sujet, nous changeons d’adresse email, merci de bien prendre note : catateou@gmail.com
Pour la suite du voyage, nous allons créer notre blog afin que tous puissent suivre notre périple, avec plus d’images.Un site également est en construction, afin de promouvoir notre activité Charter, mais sachez que nous n’avons pas accès à Internet ici, aux San-Blas, alors le blog et le site verrons le jour à Carthagène, Juin 2007.Afin de vous donner un aperçu du programme à venir, Maiken devrait accoucher d’un petit Colombien, début Juillet.
Après sa naissance, nous profiterons des infrastructures de Carthagène pour refaire un lifting à Téou, afin de le préparer pour notre prochaine saison de Charter aux San-Blas, de fin Novembre à fin Avril, puis nous traverserons le canal de Panama pour voguer dans le Pacifique, vivre de nouvelles destinations.Ici, cet archipel est bien cool à vivre, l’alizé après soufflé toujours entre 15 et 25 nœuds, s’essouffle en cette fin de Mars, les journées sont carrément chaudes et les couleurs époustouflantes.
Les Kunas en cayuco viennent au cata, nous vendrent leurs fameux mola, mais aussi, poissons langoustes ou crabes, pains, toujours avec le sourire.
La chasse sous-marine nous permet de partager entre amis, un bon poisson frais…et ces îles toutes couvertes de sable blanc et de cocotiers, habitées quelques fois, nous offrent des mouillages protégés, tous plus beaux les uns que les autres.
Le temps file, seul hic de l’endroit, l’absence de possibilité à ce jour de communiquer ensemble à travers le net…Maiken s’envole donc pour Panamacity, afin que ce mail vous arrive, concernant les photos, si l’ordinateur vous réclame un programme pour les ouvrir, ouvrez les avec « aperçu des images Window » ou autre programme de lecture d’images.
L’email se lit sous « Word ».
A très bientôt
L’équipage de Téou.
..."